Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Envelhecimento da população abre espaço para curso de gerontologia

Num país em que quase 10% da população tem 60 anos ou mais, envelhecer com saúde e disposição é um dos principais desafios. E foi pensando em formas de superar esses desafios que surgiram os cursos superiores de gerontologia, nas modalidades tecnólogo e bacharelado.

Para entender quais são as atribuições de um gerontólogo, primeiro é preciso saber a diferença entre gerontologia e geriatria. Segundo a professora Ângela Maria Machado de Lima, coordenadora da graduação de gerontologia da Universidade de São Paulo (USP), a gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento humano, enquanto a geriatria é a especialidade médica que trata as doenças das pessoas idosas.

"São atividades da gerontologia todas aquelas que se referem ao processo do envelhecimento, longevidade e terceira idade que não forem atividades de diagnóstico e tratamento, pois essas são atividades exclusivas dos médicos geriatras ou de outras especialidades voltadas ao atendimento do idoso", explicou a professora. Assim, os cursos de gerontologia existentes atuam basicamente com o mesmo propósito: de entender o processo do envelhecimento e proporcionar ações que permitam ao idoso envelhecer com saúde e com mais qualidade de vida.

por G1

Nenhum comentário: